Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Sexta-feira, 16 de Abril de 2010
EMBARDAMENTO - EXECUÇÃO FINAL DA 2ª FASE DE REESTRUTURAÇÃO DA VINHA

 

Embardamento da Vinha

Finalmente, S. Pedro lembrou-se de nós... até que enfim que as chuvas abrandaram para podermos prosseguir com o resto dos trabalhos deixados do ano passado, estamos a falar obviamento do embardamento que faltava do projecto VITIS de 2009.

Utilizamos novamento Postes de Pinho Tratado, mantendo-nos fiéis a este tipo de material, que é de origem natural. Sabendo no entanto que a durabilidade deste material não é eterna, contudo vimos ainda algumas vantagens na sua utilização como veremos adiante. Mais imagens Click Aqui.

 1 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas 


Armação das Videiras

O princípio da armação das novas videiras foi idêntico ao da 1ª fase de reestruturação em 2005/06, mas com pequenas alterações nas assimetrias e fixação dos arames. Isto é, optamos por cinco arames por bardo, sendo o primeiro arame de fixação fixa para a poda de cordão unilateral com Esticador tipo Gripple médio, e sendo as restantes duas fiadas de arames superiores, paralelos entre si fixos com esticadores moveis com Correntes tipo Galva 30 cm, para suporte da vegetação área.   

2 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas


Novas Técnicas Aplicadas

Decidiu-se ainda utilizar na fixação desses arames e arreostas Agrafos Metálicos tipo Pack S16-45 mm, vendo assim vantagens significativas relativamente á rapidez de execução através de uma Máquina de Agrafar Tipo IMP200/50S16. Assim, como na utilização de Arreostas tipo Tirante com Hélice de aplicação hidraulica conectada ao tractor, obtendo-se assim, consideravel diminuição de custo com a mão-de-obra e melhoramentos de eficiência de trabalho.

2 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas


Tutores em Bambu

Como a opção em Abril do ano passado não passou pela utilização de Estufins (estufas para enxertos prontos), optou-se agora por aplicação de Tutor de Bambu em cada planta, de forma a garantir seu suporte vegetativo inicial, e posteriormente, melhor orientação da planta na sua educação e formação.

 

 

2 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas


Poda de educação

Por fim, a habitual Poda de Educação, deixando dois gomos (talões) para lados opostos de forma a garantir melhor crescimento e arejamento das jovens plantas.

Como podem constatar, a Quinta da Parcelas como já vem sendo um hábito, tenta sempre inovar (...) Veremos se no futuro estas técnicas serão efectivamente eficazes.

2 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas


Agradecemos desde já, a prestável colaboração da empresa agrícola Vitimais - Equipamentos Viticolas, Lda em Peso da Régua.


 

 


sinto-me: Satisfeito com os Trabalhos
tags (Pesquisa de Artigos): ,

publicado por quintadasparcelas às 18:12
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds