Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Segunda-feira, 8 de Outubro de 2012
VINDIMA 2012

O Corte de Uvas... A safra de um ano de trabalho!


A data da Vindima...

Após mais um ano de trabalho em volta dos nossos vinhedos... surge mais uma vindima para o corte e transporte destas preciosas uvas para dar origem ao famoso vinho do Porto e DOC (s) do Douro, em diferente categorias.

A vindima começou no dia 26 de Setembro e acabou no dia 28 deste mesmo mês, com uma produção de aproximadamente 20 toneladas, menos 25% da produção do ano anterior e com graduções mais modestas também.

 

  


 

Um ano mais fresco do que o habitual...

O ano desta produção em geral foi muito mais fresco do que em anos anteriores.

O Inverno foi extremamente seco, com uma pluviosidade muito fraca durante todos os meses de Inverno e com temperaturas médias bastante baixas, originando assim atraso de cerca de 15/20 dias na arrebentação dos primeiros gomos.

Durante o período Primaveril as condições meteorológicas também não foram o ideal para a floração, estando alguns dias com temperaturas bastante baixas e já com algumas chuvas, que chegavam atrasadas, originando muito desavinho sobretudo na Touriga Nacional.

 

  


Campanha sem doenças... um Verão pouco quente...

A Primavera urge com toda a sua força... transformando um ano com poucas doenças (míldio e Oídio) o que nos compensou pela positiva em termos de perda de produção relativamente ao desavinho... tornando-se assim uma ano perfeitamente normal em termos quantitativos.

Surge então o Verão, que em nossa opinião foi um Verão pouco quente do que é normal no Douro, e com algumas precipitações importantes mas não acompanhadas de temperaturas extremas caracteristicas na região, nomeadamente Julho e Agosto, não recuperando o atraso já existente desde o inicio da floração. Mas mesmo assim, o ano parecia prometer sobretudo com um inicio de Setembro quente... mas que a tormenta do tempo fez-se notar com chuvas a partir da 3ª semana atrasando e baixano as maturações existentes.


Data da decisão da vindima incorrecta... vamos aprender com este erro...

Como o tempo estava muito incerto e por falta de disponibilidade em termos de mão de obra (empreiteiro agrícola) acabamos por cortar cedo demais as uvas, visto nos dias anteriores à vindima terem ocorrido precipitações elevadas que nos baixaram bastante as graduações, já por si atrasadas, não passando assim a fasquia do 13,1º de álcool provável... e nas castas já de pouca graduação (por natureza) como a Touriga Franca  perdemos cerca de 1 a 1,5º de álcool provável. Isto, quanto as análises de 16 de Setembro em todas as castas variavam entre os 11,9º e os 14,4º de álcool provável.

7 Imagens: Propriedade Quinta das Parcelas    

Última análise...

Resultando assim, um ano muito instável e com uma decisão de vindima incorrecta, ficando como positivo a qualidade intrínseca das nossas castas quanto as condições fitossanitárias.

No entanto, este ano as graduações alcoólicas em todo o Douro ficaram aquém de outros anos... vamos ter vinhos menos graduados e quem sabe mais frutados... vamos ver!!!!


 


sinto-me: A chuva não ajudou muito...
tags (Pesquisa de Artigos): , ,

publicado por quintadasparcelas às 18:10
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds