Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Domingo, 30 de Abril de 2006
RECONVERSÃO DA VINHA - SURRIBA

Esta surriba  ( saibramento ) foi feita em tempo recorde, estiveram presentes duas má quinas giratórias no desmate, remoção da vinha velha e abertura de patamares. Utilizou-se este tipo de equipamento, por ser mais equilibrado nas diversas funções de surriba , não danificando os muros antigos, feitos alguns deles a mais de 100 anos. Para além disso, o manobrador da máquina conseguiu elaborar um trabalho muito mais preciso, por exemplo: na elaboração dos taludes, construção da estrada e abertura dos canais para a drenagem. Este tipo de equipamento produz a eficiência necessária para a preparação dos terrenos na plantação das novas plantas (enxertos prontos - castas).

 


 

Está á vista um declive acentuado, assim como as curvas de nível com várias irregularidades, sendo necessário bastante conhecimento e experiência para que se pudesse executar uma surriba com as condições técnicas (medidas e perfil) exigidas, para que o terreno obedecesse  ás normas e requisitos impostos pelas entidades reguladoras da Região Demarcada do Douro.

 


 

 

Na drenagem das águas foi  onde se levantaram os maiores problemas, elaboram-se vários planos e matrizes de linhas de água. Chegamos á conclusão, que o melhor seria fazer toda a drenagem na parte interna extreme á estrada, aplicando-se meias canas de 30 cm por 1 mt em toda a sua extensão, fazendo-se quebras de fluxos de águas em 5 pontos do novo terreno, através das construção de 5 caixas de retenção de areias. Assim, pensamos que resolvemos esta questão, na qual deverá resolver os problemas de grandes fluxos pluviais.

6 Imagens:
Propriedade de António Vicente
 


 

Informações Técnicas: quintaparcelas@netcabo.pt


sinto-me: Feito em tempo recorde

publicado por quintadasparcelas às 17:58
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds