Esta surriba ( saibramento ) foi feita em tempo recorde, estiveram presentes duas má quinas giratórias no desmate, remoção da vinha velha e abertura de patamares. Utilizou-se este tipo de equipamento, por ser mais equilibrado nas diversas funções de surriba , não danificando os muros antigos, feitos alguns deles a mais de 100 anos. Para além disso, o manobrador da máquina conseguiu elaborar um trabalho muito mais preciso, por exemplo: na elaboração dos taludes, construção da estrada e abertura dos canais para a drenagem. Este tipo de equipamento produz a eficiência necessária para a preparação dos terrenos na plantação das novas plantas (enxertos prontos - castas).
Está á vista um declive acentuado, assim como as curvas de nível com várias irregularidades, sendo necessário bastante conhecimento e experiência para que se pudesse executar uma surriba com as condições técnicas (medidas e perfil) exigidas, para que o terreno obedecesse ás normas e requisitos impostos pelas entidades reguladoras da Região Demarcada do Douro.
Na drenagem das águas foi onde se levantaram os maiores problemas, elaboram-se vários planos e matrizes de linhas de água. Chegamos á conclusão, que o melhor seria fazer toda a drenagem na parte interna extreme á estrada, aplicando-se meias canas de 30 cm por 1 mt em toda a sua extensão, fazendo-se quebras de fluxos de águas em 5 pontos do novo terreno, através das construção de 5 caixas de retenção de areias. Assim, pensamos que resolvemos esta questão, na qual deverá resolver os problemas de grandes fluxos pluviais.
6 Imagens:
Propriedade de António Vicente
Informações Técnicas: quintaparcelas@netcabo.pt
![]() |
Oposiciones Masters |
Os meus links
Instituto do Vinho Douro e Porto
Serviço Nacional Avisos Agricolas - Douro
Instituto Meteorologia Portugal
Links da Quinta
Como Provar um Vinho
Douro Antigo
D. ANTÓNIA FERREIRINHA / BARÃO FORRESTER
Cruzeiro no Douro