Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007
TOURIGA NACIONAL - A Principal Casta Portuguesa

Origem da Touriga Nacional

Embora tenha sua fama associada ao Vinho do Porto e aos tintos de mesa do Douro, há um certo mistério á cerca as origens da Touriga Nacional. É difícil precisar em qual região vinícola Portuguesa ela nasceu. Alguns estudiosos dizem que ela provém do Dão, apoiando essa afirmação em antigos relatos. Em 1900 Cincinnato da Costa escreveu, em seu livro "O Portugal Vinícola", que no século XIX 90% dos vinhedos do Dão eram plantados com esta uva - ali chamada de Tourigo ou pelos sinônimos Mortágua, Preto Mortágua ou Elvatoiriga.

 

A Touriga Nacional é sem dúvida o nosso melhor exemplar, caracteristica da composição do Vinho do Porto e tintos do Douro, também conhecida no Dão, fez à poucos anos uma viagem para o resto do País, instala-se principalmente no Alentejo onde dá vinhos de grande qualidade, colocando os mesmos entre os melhores de Portugal. A Touriga Nacional que neste momento já começa a despontar interesse de produtores por este mundo fora, reconhecendo o alto potencial desta casta para vinhos de topo. Interessante também que sejam os vinhos estrangeiros com a casta Touriga Nacional que comecem a despertar o interesse dos consumidores estrangeiros e de críticos por este mundo, quando a grande maioria dos nossos vinhos não consegue tal feito, mas até é bom, pois quando a casta ganhar a fama que merece, será muito bom para nós, temos é de continuar a trabalhar a alto nível para estar prontos para tal.

Caracterização desta Casta 

Entre as tintas é a Casta mais nobre. O cacho, pequeno e alongado, possui bagos diminutos, arredondados, de tamanho não uniforme, com a epiderme negra-azul revestida de forte pruína; a polpa é rija, não corada, suculenta e de sabor peculiar.É de maturação média e de produção algo heterogénea, sendo esta pequeníssima com relativa frequência e bastante dependente do modo de condução das videiras.
 

Touriga nacional - Novas Plantações na Quinta das Parcelas

No projecto feito em 2006 nos nossos terrenos, optou-se por se plantar somente 40% de Touriga Nacional, 40% de Touriga Franca ( Touriga Francesa) e 20% de outra casta de alta qualidade - Tinta Roriz (Aragonês) . No entanto, estamos convictos na necessidade de mais plantações de Touriga Nacional no futuro, visto permitir vinhos de grande complexidade e riqueza enológica, com grande concentração de cor, complexos, elegantes e fáceis de beber.

Morfológia                                 3 Imagens: Propriedade de António Vicente

FLOR - Hermafrodita.  VIGOR - Forte.  PORTE - Horizontal.  ÉPOCA DO PINTOR -Média

Vinhos

Alguns especialistas concluiram que esta Casta evoluiu muito nos últimos anos, resultando em vinhos com grande concentração de cor, complexos, elegantes e fáceis de beber. Falta-lhe apenas desenvolver aromas mais intensos de fruta, que podem ser agregados pelo apoio de outras cepas.

Quando usada numa percentagem conveniente, obtêm-se vinhos com bom teor alcoólico, com aromas intensos de elevada complexidade, encorpados, com taninos nobres e susceptíveis de longo envelhecimento.

O estágio em madeira de carvalho, e não em madeira de castanho como era tradição no Dão, valoriza as suas notas aromáticas, conferindo-lhes maior complexidade, e acelera-lhes o arredondamento dos taninos, tornando-os bebíveis ao fim de um ano ou pouco mais.
 
Fontes de Pesquisa:
winexperts.terra.com.br; www.e-mercatura.net; www.copod3.blogspot.com; www.ibesa.pt; www.pt.wikipedia.org/wiki/Touriga_Nacional
 
 

 


sinto-me: Uma grande ideia! T. Nacional
tags (Pesquisa de Artigos): , ,

publicado por quintadasparcelas às 09:37
link do post | favorito

De RM a 17 de Abril de 2007 às 16:56
Parabéns pelo blog e força nesse projecto. O que é nacional é bom. Continua.

Um apreciador dos douros (tinto).



De quintadasparcelas a 24 de Abril de 2007 às 11:15
Caro RM,

Fico feliz por ter visualizado o nosso blog da Quinta das Parcelas, agradecendo desde já os parabéns aos nossos projectos. Contudo, gostariamos que participe activamente nos próximos artigos (posts) que prometo no futuro próximo elaborar.

O que é nacional é naturalmente bom, principalmente o vinho do Douro.

Cumptos,

António vicente


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

QUINTA das PARCELAS (VIDE...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds