Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Sábado, 12 de Maio de 2007
VEGETAÇÃO PRIMAVERIL 2007 - VINHA NOVA

Vinha nova - um ano de idade

Estamos em plena estação da Primavera, em meados do mês de Maio, com as novas plantas a ter um percurso vegetativo excelente, com lançamentos em alguns casos de mais de um metro de comprimento. Deva-se dizer, que este crescimento vegetativo é mais evidente na casta Touriga Franca, talvez pelo facto, de se situar a uma altitude mais baixa e com melhor penetração solar.

 Touriga Nacional

Relativamente ao desenvolvimento das novas plantas  Touriga Nacional, estas apresentam um crescimento também fora do vulgar, com lançamentos longos e forte vigor vegetativo, não esqueçamos que estas plantas têm pouco mais de um ano de idade desde que foram plantadas (enxertos prontos).

 
 

 

Estas novas videiras estão num estado fenológico de escala: cachos separados / flores separadas, segundo a escala de Baggiolini .

  

 Jovens videiras carregadas de uvas

Para nosso espanto, estas novas plantações vêm carregadas de uvas, trazendo por videira uma média de 5 a 6 cachos o que é uma enorme carga de produção para tão jovem planta.

Existem, em casos extremes, videiras com 9 cachos de dimensão, e perfeitamente uniformes comparativamente com videiras adultas.

No futuro próximo iremos remover esses excesso de uvas, com o objectivo claro de não esgotar a planta nesta fase ainda primária.  

Na fase de maturação, será decidido o seu total aproveitamento , ou não.

 

 


   

 

 

 

Armação das novas videiras 

Embardamento:

Por meados do mês de Março deste ano de 2007, fez-se o resto da armação (embardamento) das novas videiras, com a aplicação de 4 arames (Carmo 2,0 mm) paralelos em altura. Aplicaram-se estes arames num novo sistema da autoria do seu proprietário, intercalados internamente / externamente relativamente aos postes (Paus Carmo/Tosco 5,00 / 7,50) com medidas em altura entre arames de 65X25(+20)X15(+20)X25. Utilizaram-se esticadores (Griplles médios) no 1º e 4º arame de forma a garantir a armação  esticada e sustentada, ficando os restantes 2 arames do meio amoviveis em altura. Para isso, utilizaram-se acessórios pregados nos postes (Grampos Fenox) para se poder movimentar e alternar em altura os respectivos arames mediante o crescimento vegetativo das novas plantas.

 

 


  Praga na vinha nova: Casaca de Ferro - Tinta Roriz (Aragonês)

       

Estas novas plantações da Quinta, também foram vitimas do ataque de um bicho, chamado casaca de ferro (cabeça de porco), nos meados meses de Fevereiro e Março deste ano de 2007.

 

Esta praga actua ainda quando não existe nenhuma vegetação, incidindo sobre os Gomos de Algodão, destruindo-os irremediavelmente.

 

Esta praga actua principalmente durante a noite em zonas perfeitamente delineadas pela praga.

 

 

Contudo, as plantas têm uma forte  resistência a este tipo de ataque germinando novas rebentações, mas com muito menor vigor vegetativo e sem uvas.

 

Esperemos no entanto, que a planta recupere durante o longo processo de crescimento vegetativo.

 

A principal casta vitima desta praga na Quinta das Parcelas foi sobretudo a Tinta Roriz , conforme estas 2 imagens.

 

As plantas que sofreram estas decapitação vegetativa primária, atrasaram assim um ano no decurso do seu desenvolvimento.

 

7 Imagens (Quinta das parcelas): Propriedade de António Vicente

 


 


sinto-me: Com estas plantas
tags (Pesquisa de Artigos): , ,

publicado por quintadasparcelas às 16:07
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds