Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Domingo, 8 de Julho de 2007
MANUTENÇÃO DO SOLO DA VINHA - PRINCIPIO DO VERÃO
Na Região Demarcada do Douro e particularmente na Sub Região do Baixo Corgo houve este ano bastante precipitação durante todo o Inverno, assim como em toda a Primavera com temperaturas para a época muito baixas. Com toda esta humidade no ar e baixas temperaturas associadas, acompanhadas com pequenos picos de calor, provocaram naturalmente algumas doenças no decorrer do crescimento vegetativo da vinha. O oídio e o míldio, foram as principais doenças a afectar estas plantas.

 

 INFESTANTES (ERVAS) NA VINHA

Tractor com fresa fixa

  

Mobilização do solo na vinha

 

Com a abundância da precipitação decorrida ao longo deste ano até praticamente ao início do Verão, hoje as vinhas da quinta apresentam grandes quantidades de infestantes (ervas) com níveis de crescimento bastante consideráveis , tornando-se urgente removê-las.

 

Remoção de infestantes nos patamares

 

Na vinha nova e mecanizada mobilizou-se o solo entre linhas (entre os dois bardos nos patamares) e cabeceiras (zonas de viragem do tractor) com o apoio de um tractor com fresa fixa. Neste procedimento removeu-se pela raiz de todos os infestantes indesejáveis ás videiras, ficando somente os taludes por limpar.

 

 

O pó da terra com efeito curativo

Antigamente não se usavam pesticidas para prevenir e curar o oídio, só mais tarde se começou a utilizar o enxofre em pó. Mas antes de se usar o pó de enxofre, aplicava-se directamente nas videiras e cachos o pó da própria terra, sim, era usada de forma manual e frequente . Por isso, aprendemos que o pó libertado da fresa do tractor, é quase tão eficiente e eficaz como a aplicação do enxofre em pó ao nível da prevenção e ao nível curativo do oídio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

5 Imagens (Quinta das parcelas): Propriedade de António Vicente

1 video da Quinta das Parcelas: Tractor

 



sinto-me: Mais aliviado
tags (Pesquisa de Artigos):

publicado por quintadasparcelas às 14:32
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds