Virada a Nascente/SE, esta jovem Quinta fica situada no vale da Régua na margem direita do rio Douro na Região Demarcada do Douro - Baixo Corgo, captando soberba vista para a cidade e rio Douro. Entre neste ambicioso projecto e partilhe-o connosco (...)
Domingo, 7 de Outubro de 2007
VINDIMAS DE 2007

 

Campanha deste ano

As vindimas na Quinta das Parcelas  nesta campanha de 2007 foram realizada nos dias 24 e 25 do mês de Setembro. Esta operação sazonal foi feita com bom tempo e com um sol abrasador . Como a maturação das uvas a esta altura estava perfeita, conseguiu-se mais um ano de produção de boa qualidade, com uma graduação alcoólica  média de 13 graus.

É com alegria que este ano já possamos apresentar neste blogue algumas fotografias que testemunham este acto festivo e de alegria que é naturalmente as vindimas.

 

 

Tratamentos efectuados nas vinhas nesta campanha.

 

Apesar da elevada precipitação verificada ao longo deste ano que possibilitou o aparecimento de várias infecções de origem bacteriana, nomeadamente o Míldio, Oídio e Podridão Cinzenta, a produção foi garantida em mais de 80%. Para garantir esta produção utilizaram-se vários tratamentos como fungicidas penetrantes de acção curativa e de acção preventiva, caso contrário, seria um ano extremamente mau, ao nível da quantidade e qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Tempo ajudou na vindima, excelentes dias de sol.

 

O bom tempo foi um factor predominante nesta vindima, estiveram uns dias verdadeiramente bonitos, sem nuvens e com uma temperatura elevada  para esta altura do ano. Como se sabe, uma vindima sem chuva é fundamental para o sucesso de todo o processo  vinícola , quer ao nível da execução do trabalho manual exigido, quer ao nível da qualidade das próprias uvas e consequente qualidade do vinho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 6 Imagens (Quinta das parcelas): Propriedade de António Vicente

Caves Vale do Rodo, CRL .

As uvas das propriedades da Quinta das Parcelas foram cuidadosamente enviadas para a Adega Caves Vale do Rodo, CRL  onde o actual proprietário é sócio  na instituição por sequencia de seu pai a mais de três décadas .

As uvas da mais recente plantação, contendo as castas: touriga nacional, tinta roriz e touriga franca, foram em contentores separados das uvas de vinhas velhas, de forma a avaliar o seu desempenho, nomeadamente o seu grau alcoólico e peso . Estas jovens videiras surpreenderam-nos com uma graduação alcoólica média de 12,5º, o que é excelente para tão jovens plantas (plantas com menos de dois anos).

 

 

As uvas recolhidas na quinta foram analisadas e tratadas de forma a dar origem ao famoso Vinho do Porto e Vinho de Mesa, denominados por vinho do Douro, tipo DOC (Denominação de Origem Controlada) e/ou VQPRD (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada).

 

Após entrada das uvas na adega, existiam neste local vários processos de verificação de qualidade das uvas, nomeadamente a medição e calculo do teor do grau alcoólico, passando-se assim, para outros processos vitivinícolas que vão naturalmente dar origem a diversas tipologias e diferenciados vinhos, mediante a monitorização  de qualidade das uvas descarregadas de diferentes "terraços " da região.

 

 

  5 Imagens: Propriedade de António Vicente


 


sinto-me: Descansado
tags (Pesquisa de Artigos): , ,

publicado por quintadasparcelas às 14:12
link do post | comentar | favorito

Seja Bem-Vindo
Pesquisar neste blogue
 
Junho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Os vinhos que estão a ser...

Harvest 2017 - Quinta das...

3 referencias de alta qua...

Quinta das Parcelas | Mil...

Vindima do branco 2016

Os nossos projectos... Re...

Milhafre DOC Reserva Tinto 2011 e DOC Branco 2012 Valley
Links
tags (Pesquisa de Artigos)

todas as tags

Arquivos (posts antigos)
blogs SAPO
subscrever feeds